O que é Rede de Defesa e Proteção Animal?

A Rede de Defesa e Proteção Animal é um programa da Prefeitura Municipal de Curitiba que envolve vários agentes públicos, da iniciativa particular e do terceiro setor, na busca de melhores condições de vida para a fauna da cidade e que oferece um Sistema de Cadastramento e de Identificação Animal (SIA) através da utilização de micro chips.

O objetivo geral da Rede de Defesa e Proteção Animal da Cidade de Curitiba é o de estabelecer medidas para atuar na conservação ambiental, em especial na defesa e proteção animal e no controle de populações, para atingir o equilíbrio ambiental e o convívio mais harmonioso dos munícipes com os animais, quer sejam cães, gatos, cavalos, pombos, morcegos ou outras espécies que possam vir a interferir desfavoravelmente nesta relação.

Os objetivos específicos da Rede de Defesa e Proteção Animal da Cidade de Curitiba podem ser resumidos em:

  1. Buscar o maior equilíbrio na população animal, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos de modo a prevenir agravos à saúde pública e as agressões ao meio ambiente.
  2. Desenvolver ações de Educação Ambiental sobre a fauna junto à sociedade, buscando-se criar consciência sobre a responsabilidade da guarda dos animais e a necessidade de conservação e respeito à fauna urbana.
  3. Instituir um sistema de identificação e cadastramento de animais no município.
  4. Fomentar ações para a adoção responsável de animais abandonados na cidade.
  5. Instituir mecanismos de coerção e de fiscalização das ações dos cidadãos em relação aos seus animais, através de arcabouço legal específico e ou fazendo-se cumprir a legislação vigente sobre o tema.
  6. Estabelecer critérios para a comercialização e o trânsito de animais na cidade, em ações planejadas com a iniciativa privada, instituições organizadas e profissionais das diferentes áreas.
  7. Elaborar e desenvolver projetos de investigação em parceria com instituições de ensino, pesquisa e de proteção aos animais, para a busca de alternativas ao controle populacional da fauna na cidade, entre outras.

Clique aqui para baixar o Projeto Completo

O que é Guarda Responsável?

Guarda responsável é o conjunto de ações que os cidadãos que possuem animais de estimação ou de trabalho (cães da polícia e em aeroportos, cavalos no meio rural, animais de produção) devem adotar para a manutenção das suas condições de conforto e bem estar.

Todos os animais merecem respeito, mesmo aqueles que estão nas ruas em estado de abandono.

O cidadão consciente, por conta disso, deve avisar aos órgãos competentes quando houver riscos de agressões para as pessoas ou para os animais.

Prefeitura Municipal de Curitiba Rede de Defesa e Proteção Animal da Cidade de Curitiba
ICI - Instituto Curitiba de Informática